segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Casamento Ortodoxo


Casamento fora da Igreja

A celebração do Casamento Ortodoxo segue tradições milenares, o que a difere de outras igrejas. Essencialmente, dois momentos marcam a cerimônia: o Noivado e a Coroação.

No Noivado, ocorre a troca de alianças entre os noivos. Depois das orações iniciais, o sacerdote coloca as alianças nos dedos anelares da mão direita da noiva e do noivo. Os mesmos as trocarão de mão posteriormente – depois da consumação do casamento. Com as mudanças na sociedade e seus comportamentos, hoje o sacerdote põe as alianças diretamente na mão esquerda dos noivos.

A Coroação representa o casamento propriamente dito. É o instante em que o casal é consagrado, iniciando um novo núcleo familiar. Depois das orações iniciais, o sacerdote coroa os noivos, um ao outro, representando a realeza do Sacramento do Matrimônio. Em seguida, é feita uma procissão em volta do altar, sobre o qual está o Evangelho simbolizando que Cristo é o centro da nova vida familiar que está se formando. Trata-se da primeira caminhada que o novo casal faz como um único ser. Depois da leitura da Epístola e do Evangelho, esposo e esposa bebem da taça comum. O sacerdote depõe as coroas, dando bênçãos ao novo casal.

É necessário que ambos sejam batizados e façam o curso de noivos, realizado, geralmente, em apenas um fim de semana.

Para que o casamento religioso se realize sem nenhuma interferência, sãonecessários os seguintes documentos:


  • Certidão de batismo atualizado, de ambos os noivos;
  • Cópia da carteira de identidade dos noivos e padrinhos;
  • Comprovante de frequência do curso dos noivos;
  • Protocolo do processo civil;
  • Dispensa emitida pela autoridade competente, caso haja algum impedimento,como parentesco de terceiro grau, religiões diferentes, etc.;
  • Autorização dos pais ou responsáveis para os noivos, caso sejam menores de 21 anos.


A entrada dos documentos pode ser protocolada na paróquia onde residem o noivo ou a noiva. Mas também a cerimônia poderá ser realizada fora da igreja,entretanto a documentação será gerada na paróquia cuja celebrante é o representante legal, ou seja, o pároco. Toda essa documentação também gera um custo que deve ser pago antecipadamente na secretaria paroquial.

As cerimônias fora do templo religioso são permitidas, entretanto os noivos terão que efetuar o pagamento de uma taxa e custear as despesas de locomoção, hospedagem e alimentação se for preciso, daquele que realizará a celebração do matrimonio. Os locais permitidos para essas cerimônias particulares são: fazendas, sítios, chácaras, praias, residência.

Os noivos não batizados precisam ser batizados para a realização do casamento, para regularizar a situação, o curso de noivos também é condição obrigatória, procure então informações na secretaria da paróquia.O batismo poderá ser realizado momentos antes da cerimônia de casamento como também poderá ser em dias anteriores dependerá da escolha dos noivos.

0 comentários:

Postar um comentário